segunda-feira, 28 de março de 2016

Besouros tem dieta mais ampla do que imaginamos

As joaninhas são um dos raros exemplos de insetos com uma boa visibilidade popular. São temas de aniversários e bons nomes para crianças. Fáceis de desenhar e boas para pintar (no clássico desenho da joaninha vermelha com pintas pretas). Mas existe uma verdade obscura por trás do rostinho feliz que acreditamos que ela tenha: são predadoras vorazes de outros insetos.

Na Entomologia (ciência que estuda os insetos) as joaninhas podem ser classificadas em dois grandes grupos de acordo com o que comem: as coccidófagas (que consomem cochonilhas, outro inseto esquisito, que parece tudo, menos um inseto) e as afidófagas (que comem os pulgões). Geralmente uma espécie de joaninha que come basicamente cochonilhas não encara com bons olhos um grupo de pulgões. Da mesma forma, as joaninhas fanáticas por pulgões viram a cara para as gordinhas cochonilhas. Uma não se mete na dieta da outra. São chatas para comer.

quarta-feira, 23 de março de 2016

XXVI Congresso Brasileiro de Entomologia 2016

O Laboratório de Entomologia Aplicada da UFPE se fez presente no evento XXVI Congresso Brasileiro de Entomologia (XXVI CBE) / IX Congresso Latino-americano de Entomologia (IX CLE), que ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, Alagoas, Brasil, entre os dias 13 e 17 de março de 2016. No qual cinco membros participam do evento, apresentando oito resumos, tratando da linha de pesquisa do laboratório: comportamento e reprodução da joaninha predadora Cryptolaemus montrouzieri e do percevejo Oncopeltus unifasciatus. 

Em breve, publicaremos mais fotos e informações do evento.